Notícias

09 de julho, 2013

Comunidade árabe ganha Dia Muçulmano


A lei, originada de uma proposição da Vereadora Anice, foi sancionada na noite desta sexta-feira (5) na Câmara

Texto: Diretoria de Comunicação do site Afronteira de comunicação – www.afronteira.com

Na noite desta sexta-feira (5) a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu foi cenário da comunidade árabe Iguaçuense. A 2º maior colônia da etnia do Brasil agora tem o Dia Municipal do Povo Muçulmano, fruto da aprovação do Projeto de Lei nº 53/2013, da Vereadora Anice (PT), que originou a Lei n°4.109/2013, sancionada pelo Prefeito Reni Pereira.

A Cerimônia pública contou com a participação da comunidade Iguaçuense; autoridades do Executivo e Legislativo; líderes religiosos e integrantes da Comunidade árabe. Segundo a vereadora Anice, a data será comemorada anualmente no dia 12 de maio. “Em São Paulo comemora-se na mesma data, queremos unificar este dia. E, mais do que isso, no ano em que Foz do Iguaçu celebra, o povo muçulmano terá seu dia para comemorar. É um reconhecimento a essas pessoas que contribuem para sociedade brasileira, sendo geradoras de emprego e renda”, enfatizou a proponente – Anice.

“O Brasil inteiro está tentando unificar este dia. É um marco em Foz do Iguaçu, a representação da homenagem aos muçulmanos de todo o mundo. Isso diz a todos somos muçulmanos dignos de respeito”, salientou o Sheik Mohamed Khalil. O Presidente do Legislativo – Zé Carlos reiterou a importância de se reconhecer um povo que é parte representativa e atuante na nação Brasileira.

Em seu discurso, o Prefeito Reni Pereira lembrou pontos de convergência entre a história da cidade e da comunidade árabe. “A trajetória do povo muçulmano em Foz se confunde com a história do Município. Por esse motivo, faço questão de manifestar minha deferência a essa Lei. E, também em respeito a essa parcela importante da população Iguaçuense, que merece valorização, já adianto que teremos um bairro temático em homenagem à comunidade de Foz do Iguaçu”, finalizou Prefeito Reni Pereira.

Fotos: Yassine Hijazi

يوم المسلم عطلة رسميه ستصادف 12 ايار من كل عام فقط في مدينة فوز

وفقاً لمشروع قانون 53/2013 ،الذي يقضي بإقامة يوم المسلم في فوز دو ايغواسو، وكان من المقترحين له أنيسة الغزاوي العضو في المجلس البلدي ، حيث حضر العديد من أبناء الجالية الإسلامية العريبة . وتم التوقيع على المرسوم من قبل رئيس البلدية رني بيريرا ،ممثلين الجمعيات الإسلامية الباراغوي والبرازيل وشخصيات سياسية وإجتماعية أخرى . يوم المسلم عطلة رسميه ستصادف 12 ايار من كل عام فقط في مدينة فوز دو ايغواسو ، ولاحقاً المرسوم سيكون في الجريدة الرسمية. الإعلامي ياسين أحمد حجازي البرازيل ، المثلث الحدودي

الإعلامي ياسين أحمد حجازي





























Não há comentários aprovados neste post!

Curta e Compartilhe


Horário das orações:


Foz do Iguaçu

Busca

Arquivos

Tag