19 de setembro, 2014

Dia 25 do mês lunar de Dhul Qa’dah conhecido como Dahwul Ard (Dia da Terra).


Dia 25 do mês lunar de Dhul Qa’dah- De acordo com algumas das nossas tradições – corresponde ao evento conhecido como Dahwul Ard (Dia da Terra). É a noite do descer da misericórdia de Deus. É também o dia em que o Imam Ali b. Musa al-Redha (as) prosseguiu em sua jornada de Madinah para Tus (no atual Irã).

Narra o Imam Redha, a paz esteja com ele, dizendo: Noite de vinte e cinco de Dhul Qaada há nascido o Profeta Ibrahim a paz esteja com ele, e também nascido o profeta Jesus filho de Maria a paz esteja com ele, e foi quando a Terra se distendeu sob a Kaaba.

Quanto ao primeiro caso, sabemos que o significado da DAHW é espalhar ou esticar e é a partir do seguinte versículo do Alcorão Nobre que extraímos este significado: 

{و الأرض بعد ذلك دحاها }

“E depois que Ele (Deus) formou a Terra”. Surata 79 versículo 30.

O que exatamente significa isso para espalhar ou esticar para fora da Terra e, como vamos racionalizar essa teoria com a ciência de hoje, que afirma que a Terra veio do Sistema Solar (que existem em) e é na verdade um pedaço do Sol que rompeu ?

Quando a Terra foi separada do Sol, que era uma bola de fogo com um líquido derretido em cima dele. Após este ocorrido, a pressão do ar foi formado em torno da Terra a partir da água que estava sendo transformada em vapor e, com isso, um período de fortes chuvas começaram a cair sobre a Terra. Esta chuva tomou conta de toda a face da Terra e depois de um pouco de tempo, um pouco da água resolvido na Terra e no chão seco que foi coberta pela água começou a mostrar.

Assim, o termo Dahwul Ard está no significado desse dia em que a Terra seca foi trazida da chuva e da água que estava sobre a Terra, e de acordo com as tradições, este evento começou a partir da Casa de Deus em Meca. O Imam Ali ibn Musa, paz esteja com ele narrou: A Casa de Deus (ou seja, a Kaaba), é o centro da terra; que  por de baixo dels se distendeu a Terra … É o primeiro ponto e colocado no chão, porque ela é o centro, para haver um propósito para o povo do Oriente e do Ocidente no que quer.

Na realidade, este dia foi um dia de grande bênção de Allah (SWT), uma vez que Ele trouxe a seca, estéril Terra debaixo da água que levou a este planeta sendo adequado para a habitação. Além disso, de acordo com alguns dos livros de história, o Imam Ali b. Musa al-Rida (as) começou sua jornada de Madinah para Tus neste dia e isso também é uma grande bênção divina de Allah (SWT) para o povo iraniano. É através de seus passos para esse país que levam à habitabilidade, espiritualidade, santidade e as bênçãos de Allah (SWT) que está sendo derramado sobre eles, o local de enterro do Imam Redha (as) fica na atual cidade de Mashhad. Todos os anos, perto de 25 milhões as pessoas a realizar o seu visitação (Ziyarat), a fim de renovar o seu juramento de lealdade à Ahlul Bait.

Em qualquer caso, por várias razões, este é um dia muito especial e nós oramos para que Allah (SWT) concede a todos a capacidade de fazer uso das Bênçãos Divinas que são acompanhadas com este dia.

Se recomenda o Jejum neste dia como também permanecer sua madrugada em vigília adorando, louvando e pedindo o perdão a Deus altíssimo. E durante o dia recomenda-se o banho (gosl) e a leitura do sagrado Alcorão e outras súplicas como a humildade na oração e o arrependimento de nossos erros.

O jejum deste dia vale o jejum de 70 anos. O arrependimento neste dia vale o perdão por 70 anos de pecado.

A oração especial deste dia é recomendada ser realizada durante o momento do nascer do sol,  (الضحى ), são dois ciclos recitando uma vez surat Al Fatiha (1)  e cinco vezes Surat Al Shams (91). Após o término da oração,  recitar as seguinte suplicas:

« لا حَوْلَ وَلا قُوَّةَ إِلاّ بِالله العَلِيِّ العَظِيمِ».ثم يدعو وَيقول:« يامُقِيلَ العَثَراتِ أَقِلْنِي عَثْرَتِي يامُجِيبَ الدَّعَواتِ أَجِبْ دَعْوَتِ ياسامِعَ الاَصْواتِ اسْمَعْ صَوْتِي وَارْحَمْنِي وَتَجاوَزْ عَنْ سَيِّئاتِي وَما عِنْدِي ياذا الجَلالِ وَالاِكْرام

(LA HAWLA WA LA KUWATA ILLA BELLAH AL ALIYO AL ADHIM) (YA MOKILA AL ATHARAT, AKILNI UTHRATI. YA MUJIBA AL DAAWAT, AJEB DAAWATI. YA SAMIA AL ASWAT, ISMA’ SAWTI WA IRHAMNI WA TAJAWAZ AAN SIATI WA MA ANDI YA DHAL JALAL WAL IKRAM).

>>Para mais informações disponíveis no idioma árabe e inglês : http://www.imamreza.net/arb/imamreza.php?id=2018 http://www.imamreza.net/eng/imamreza.php?id=9285

Não há comentários aprovados neste post!

Curta e Compartilhe


Horário das orações:


Foz do Iguaçu

Busca

Arquivos

Tag

Geral - notícias