20 de março, 2013

Mulheres aprendem mais sobre o Islã: resumo da 2ª aula


As aulas presenciadas por mulheres brasileiras que se interessam pelo estudo do Islã são gratuitas e ministradas pelo guia religioso sheik Mohamad Khalil. Lembrando que os encontros ocorrem todas as sextas-feiras às 9:30 da manhã na Sociedade Beneficente Islâmica de Foz e são abertas a todas as mulheres de qualquer idade ou credo que se interesse pelo conhecimento a respeito da religião.

Segue abaixo um resumo da segunda aula pelo relato da irmã Cristiani Oliveira:

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com Mohammad e sua purificada família.

Assalamu Aleikum* irmãos.

Na última sexta-feira tivemos reunião com o Sherkh Mohamad e ele iniciou a aula como os seguintes versículos do Corão Sagrado:
“Ó humanos, sois vós que necessitais de Deus, porque Deus é, por Si, o Opulento, o Laudabilíssimo.
Se quisesse, poderia fazer-vos desaparecer e apresentaria uma nova criação,
Porque isso não é difícil a Deus.” (35-15,16,17)

A partir destes versículos podemos perceber o quão limitado é o ser humano e o quão necessitado de Deus somos todos nós.
O Shekh ressaltou que somos todos “pobres” pois somos dependentes de Allah**, pois o Altíssimo é o único e verdadeiro Provedor . Disse o profeta Mohammad (SAAS): Eu sou o mais pobre de todas as criaturas.

Apesar de termos livre arbítrio, não podemos controlar todas as coisas. Por exemplo: planejamos algo para nosso futuro, mas não podemos garantir que tudo sairá do jeito que esperávamos. Não podemos controlar o tempo, acidentes, a morte. E é nessas nossas falhas que temos a certeza que existe um Administrador maior.
Há um dito do Imam Ali (AS) que exemplifica isto: “Descobri Deus nos momentos em que os meus desejos não se concretizaram”.
Os verdadeiros servos de Deus têm consciência disso, ou seja, sentem que necessitam de Allah. Devemos mostrar a Deus que sentimos esta necessidade. Como fazer isso?

Uma das formas é suplicando, pois ao suplicar o ser humano demonstra a sua verdadeira humildade perante o Altíssimo.
No entanto, há alguns pontos a serem observados antes de se suplicar. Ei-los:
• Fazer o wudhu (ablução )
• Posicionar-se em direção a Kibla (Meca)
• Iniciar com Bismillah (Em nome de Deus) e logo Allah homa sale ´ala Mohammad w ali Mohammad (Que Deus saúda a Mohammad e aos descendentes de Mohammad)
• Devemos perdoar quem nos fez mal
• Pedir perdão a quem fizemos mal
• Respeitar os nossos pais
• Ajudar os pobres, etc.
Podemos suplicar a qualquer momento, falar com Deus o que está em nossos corações. Porém existem momentos muito especiais que nos é recomendado suplicar. Como: ao chover, no momento em que uma mulher está em trabalho de parto, ao visitar os doentes, nas sextas-feiras, madrugada, entre as orações do crepúsculo e noite, súplica de terça-feira e muitas outras.

O mais importante é termos em mente que ao suplicar devemos ter consciência de quão Perfeito, Misericordioso, Onipotente é Deus Altíssimo. E nunca nos esquecermos que não somos nada sem Ele. Por isso, meus irmãos, tenhamos sempre em mente os 99 atributos de Deus. E, como disse o sheik Mohamad, ao dizermos “Oh Perdoador!!!” que nos lembremos que somos os pecadores, que ao dizermos “Oh Criador!!!” que não nos esqueçamos que somos as criaturas.

Que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos, meus irmãos na fé e na humanidade.

* Assalamu Aleikum é uma expressão em árabe que significa Que a Paz de Deus esteja convosco;
** Deus em árabe;
AS é a abreviação de Aleihe Salam que significa Que com ele(s) esteja(m) a Paz;
SAAS é a abreviação de Sallallah Aleihe wa Aleh wa Salam que significa Que a Benção e a PAz de Deus estejam com ele e sua descendência.

A primeira aula pode ser encontrada neste site ou através do seguinte link: http://islamfoz.com.br/mulheres-se-reunem-todas-as-sextas-feiras-pra-aprender-mais-sobre-o-isla/

Não há comentários aprovados neste post!

Curta e Compartilhe


Horário das orações:


Foz do Iguaçu

Busca

Arquivos

Tag

Geral - notícias