Em destaque

14 de março, 2014

A ocultação do Imam Al-Mahdi (A.S.), um dos segredos divinos!


O Imam Al-Mahdi (A.S.).Imam_e_Zamana_by_DEA_pride

Desde o ponto de vista do Sagrado  Alcorão, os awllia’ de Deus são  de dois tipos, um walii manifesto, que é conhecido por todos, e um walii  oculto, que as pessoas não podem vê-lo, apesar de estar entre elas e enterado de seus assuntos.

Na surata Al-Kahf  (A Caverna) há referencia aos tipos de walii. Um deles é Moussa Ibn Imran ( Moisés filho de Aarão) e outro é seu companheiro em sua travessia marítima e terrestre, conhecido como Al-Khodr. Este walii divino era de forma tal que nem se queira Moisés (A.S.) o conhecia, somente mediante a orientação de Deus foi que o reconheceu e se beneficiou de seu conhecimento. Assim como disse o sagrado Alcorão:

 ”E encontraram-se comum dos Nossos servos, que havíamos agraciado com a Nossa misericórdia e iluminado com a Nossa ciência. E Moisés lhe disse: Posso seguir-te, para que me ensines a verdade que te foi revelada?” (18:65 e 66)

Logo o sagrado Alcorão explica alguns assuntos benéficos que leva a cabo esse walii de Deus, do qual fica completamente claro que as pessoas não o conhecia mas que se beneficiavam de suas bendições.

O Imam da época (Al Zaman), que Deus apresse sua nobre manifestação, também é como o companheiro de Moisés (A.S), um walii não conhecido que ao mesmo tempo é origem de ações benéficas para a comunidade. Neste caso, a ocultação do Imam não equivale a separação do Imam a respeito da comunidade, senão que, assim como afirma as narrações, é como sol que se encontra por detrás das nuvens, no qual não se torna visível, mas sua luz beneficia os habitantes da Terra.

A ocultação de alguns dos Profetas e imaculados de Deus:

A ocultação temporal dos líderes divinos respeito a população também ocorreu nas comunidades anteriores ao Islam. Moisés (A.S.) se ocultou de seu povo por 40 dias, permaneceu em mikat o lugar de encontro com seu Senhor (Al A’raf 7:142). Jesus (A.S.) devido a vontade divina se ocultou de seu povo e os inimigos não puderam o matar ( As Mulheres 4:158). O Profeta Jonas (A.S.) se ocultou de seu povo por um tempo determinado dentro de uma baleia (As-safat 37). A ocultação do Imam da Época, que Deus apresse sua manifestação, não é uma excepção a essa regra, e não estar informado de seu segredo não nos concede o direito de duvidar ou negar. Ao mesmo tempo, devemos dizer que se pode entender o segredo da ocultação a um grau de acordo a capacidade de raciocínio.
Esta última prova (Hujjat) imaculada e divina, há sido reservada para concretar transcendentes propósitos, e esses propósitos necessitam tempo, fortalecimento de intelecto e saber humano, de forma que o mundo esteja capacitado para receber o cortejo do Imam reformador do mundo, que trará justiça e paz.

Fonte: A luz dos ensinamentos de Ahlul al Bayt (A.S.).
Autor: Jaafar Sobhani.
Tradução: Hanadi Barakat.

 

Não há comentários aprovados neste post!

Curta e Compartilhe


Horário das orações:


Foz do Iguaçu

Busca

Arquivos

Tag

Geral - notícias