Em destaque

31 de maio, 2014

Recomendações para o mês de Chaabán


“Fui enviado para concluir a nobreza da moral”, disse o Profeta Mohammad (SAAS).

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

O mês de Chaabán é considerado o mês do Mensageiro de Deus (SAAS), pois ele, quando via a lua nascente indicando o início do mês de Chaabán, ordenava que alguém subisse na torre da Mesquita de Medina e falasse: “Ó povo de Yathreb, sou o Mensageiro de Deus a vocês, o mês de Chaabán é o meu mês, que Deus seja clemente com aquele que me ajuda neste mês”.

As ações recomendadas neste mês:

 

1 – Jejum

O Mensageiro de Deus (SAAS) jejuava todo esse mês e o unia em jejum ao mês (seguinte)  do Ramadan  e dizia: “Quem jejuar Segunda e Quinta feira desse mês, Deus atenderá vinte de suas necessidades nesse e no outro mundo”. O Imam Assadeq (AS) dizia: “Toda Quinta-feira do mês de Chaabán o céu fica ornamentado e os anjos dizem: Ó Deus Nosso perdoe seus jejuadores e ouça suas súplicas”.

2 – Pedido de perdão

Falar setenta vezes ao dia: ASTAGHFERO-LLAH  ALLADHI  LA  ILAHA  ILLA  HUA  AL HAIIOL-KAIIUM  UA  ATUBO  ILAIH.

Em português: Peço perdão a Deus, o Qual não há divindade além Dele, O Vivente, O Subsistente e me volto a Ele arrependido).

3 – Oração

Em qualquer (ou quaisqueres) quinta-feira do mês de Chaabán, fazer uma oração de duas genuflexões. Em cada uma delas recitar uma vez a Surata Al-Fatiha (Sura da Abertura) e cem vezes Surata Attauhid (Sura da Unicidade). Após terminar a oração falar cem vezes ALLAHUMMA  SALLI  ALA  MOHAMMAD  UA  ALI  MOHAMMAD  (Deus, abençoe Mohammad e a descendência de Mohammad) e pedir sua necessidade à Deus.

Há outras orações diárias neste mês sagrado, dentre elas a oração da primeira noite deste mês que é formada de duas genuflexões, onde se deve recitar uma vez a Surata Al-Fatiha (Abertura) e onze vezes Surata Attauhid (A Unicidade). Entre muitas outras orações deste mês que podem ser conhecidas no livro Mafatih Al-Jenan (As Chaves do Paraíso).

4 – Recordação constante do Profeta Mohammad (SAAS) e sua Linhagem

Se recordar de sempre mencionar ALLAHUMMA SALLI ALA MOHAMMAD UA ALI MOHAMMAD (Deus, abençoe Mohammad e a linhagem de Mohammad).

5 – Caridade

É muito recomendado fazer a caridade nesse mês, pois o Imam Assadeq (AS) disse: “Quem pagar uma caridade no mês de Chaabán, Deus a triplicará …”.

6 – A Décima Quinta Noite do Mês de Chaabán

O Imam al-Baquer (AS) disse: “É a melhor das noites depois da Noite do Decreto, pois nela Deus dá de suas virtudes a Seus servos e os perdoa com Sua Generosidade. Nela, se empenhem para se aproximarem de Deus, o Altíssimo, e Ele não recusará os pedidos de ninguém, desde que não sejam ilícitos”.

As práticas recomendadas para esta noite:

a) O Banho com intenção de se purificar para esta noite;

b) A Visitação ao Imam al-Hussein (AS);

c) A Vigília durante esta noite, em oração, súplica e pedido de perdão;

d) Recitação da Súplica do Profeta Mohammad (SAAS).

7 – A Súplica

A recitação da Súplica Al Faraj, para que se apresse a vinda do Imam al-Mahdi (AF), que irá preencher a Terra com justiça.

ALLAHUMMA  KUN  LIWALIYIK  AL-HUJJAT IBNIL-HASSAN  SALAWATOKA  ALAIHI  WA ALA  ABAIH,  FI  HADIHI  SA’A  WA  FI  KULLI  SA’AA,  WALIYAN  WA  HAFIZA  WA  QAIDAN  WA  NASIRA  WA  DALILAN  WA  AINA  HATTA  TUSKINAHO  ARDAKA TAOA  WA   TOMATTIAHO  FIHA  TAWILA

Ó Deus,  seja para Seu súdito, al Hujja filho de Al-Hassan, que Suas bênçãos estejam sobre ele e seus ascendentes, nesta hora e em toda hora, um guardião e protetor, um líder e apoiador, um guia e uma visão, até que o habite na Terra em obediência a Ti por um longo período.

 

As celebrações mais importantes deste Mês:

1) Nascimento do Imam Hussein ibn Ali (A.S.), em 3 de Chaabán de 3 H., em Medina, Hijaz.

2) Nascimento de Abou Fadhl Al-Abbas (A.S.), em 4 de Chaabán de 25 H., em Medina, Hijaz.

3) Nascimento do Imam Zainolk Abideen (A.S.), em 5 de Chaabán de 38 H, em Medina, Hijaz.

4) Nascimento de Ali al-Akbar ibn Hussein (A.S.), em 11 de Chaabán de 33 H., em Medina, Hijaz.

5) Nascimento do Imam al-Mahdi (A.F.), em 15 de Chaabán de 255 H., em Samarra, Iraque.

 

Louvado seja Deus o Senhor do Universo e que a sua Paz e benção esteja com o Mohammad e a sua purificada linhagem.

Colaboração de Rose Meyer

chaaban

Não há comentários aprovados neste post!

Curta e Compartilhe


Horário das orações:


Foz do Iguaçu

Busca

Arquivos

Tag

Geral - notícias